A pesquisa mensal do comércio, divulgada pelo IBGE, registrou queda de 0,1% na passagem de novembro para dezembro, interrompendo uma sequência de sete meses consecutivos de crescimento.

O mês de dezembro ficou marcado pelo grande aumento de preços de proteínas, prejudicando o desempenho dos Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que caíram 1,2% em relação a novembro e 2,9% em relação a dezembro de 2018.

Na comparação interanual, o volume de vendas no varejo cresceu 2,6% em dezembro, chegando ao nono mês consecutivo de crescimento nessa comparação. Com este resultado, o varejo fecha 2019 com crescimento de 1,8%, puxado pelos artigos farmacêuticos (6,8%), outros artigos (6,1%) - categoria que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos etc -, e móveis e eletrodomésticos (3,6%). Ainda assim, o varejo apresentou crescimento em um ritmo menor em comparação a 2017 e 2018, quando cresceu 2,1% e 2,3%, respectivamente, indicando a dinâmica de recuperação ainda muito gradual da atividade.

                                                     20 02 12

    

COMPARTILHE

face link