A Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada terça-feira pelo IBGE, mostrou um crescimento de 0,8% da produção industrial nacional em agosto frente ao resultado de julho na série com ajuste sazonal. Na comparação mensal interanual, o resultado da indústria apresentou queda de 2,3% em relação agosto de 2018 na série sem ajuste sazonal. Com o resultado, o acumulado nos últimos 12 meses variou de -1,7%, abaixo do resultado nos últimos doze meses imediatamente anteriores (-1,3% em julho).
Na análise por grandes categorias econômicas, vemos as seguintes variações mensais com ajuste sazonal: “bens de capital” (-0,4%), “bens intermediários” (1,4%), “bens de consumo” (-0,7%), com “duráveis” (-1,8%) e “semiduráveis e não duráveis” (-0,4%).
Dentre os 26 ramos industriais, 10 apresentaram crescimento na passagem de julho para agosto, cabendo destaques a “indústrias extrativas” (6,6%), “coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis” (3,6%) e “produtos alimentícios” (2,0%). Quanto aos que apresentaram queda na produção, os destaques vão para “veículos automotores, reboques e carrocerias” (-3,0%), “confecção de artigos do vestuário e acessórios” (-7,4%), “máquinas e equipamentos” (-2,7%) e “produtos farmoquímicos e farmacêuticos” (-4,9%).