A Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada terça-feira pelo IBGE, mostrou uma queda de 0,3% da produção industrial nacional em julho frente ao resultado de junho na série com ajuste sazonal. Na comparação mensal interanual, o resultado da indústria apresentou queda de 2,5% em relação julho de 2018 na série sem ajuste sazonal. Com o resultado, o acumulado nos últimos 12 meses foi de -1,3%, abaixo do resultado nos últimos doze meses imediatamente anteriores (-0,8% em junho).

Na análise por grandes categorias econômicas, vemos as seguintes variações mensais com ajuste sazonal: “bens de capital” (-0,3%), “bens intermediários” (-0,5%), “bens de consumo” (0,8%), com “duráveis” (0,5%) e “semiduráveis e não duráveis” (1,4%).

Dentre os 26 ramos industriais, 11 apresentaram queda na passagem de junho para julho, cabendo destaques a “outros produtos químicos” (-2,6%), “bebidas” (-4,0%) e “produtos alimentícios” (-1,0%). Quanto os que apresentaram crescimento, o destaque vai para “indústrias extrativas” (6,0%), que, com o resultado, acumula expansão de 18,5% nos últimos 3 meses, em contraposição ao resultado acumulado de -24,5% nos primeiros quatro meses do ano.

    

COMPARTILHE

face link