Após o movimento positivo nas bolsas americanas no dia de ontem, na Ásia as bolsas tiveram um fechamento de alta no último dia de pregão deste mês – o Índice Shanghai subiu 1,35% ao passo que o Índice Nikkei avançou 2,16%. Contudo, o mês de outubro fechou em grande desvalorização, reflexo da disputa comercial e incertezas em relação ao crescimento global. Na Europa, as bolsas operam no mesmo sentindo.

Na agenda nacional, o Banco Central divulgará, às 12h3, o Fluxo Cambial semanal. Às 18h, a instituição também divulgará o Comunicado sobre a decisão de política monetária – esperamos manutenção da Selic em 6,50%. Sem horário definido, a CNI divulgará o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor. Nos Estados Unidos, já foi divulgada a Pesquisa ADP, segundo a qual o setor privado gerou 227 mil vagas em outubro, resultado que superou as expectativas do mercado (+180 mil) . Lá fora, foi divulgado na Alemanha as Vendas no Varejo, que subiram 0,1% em setembro ante agosto, resultado que frustrou o mercado, que esperava alta maior nas vendas, de 0,5% -- na comparação anual, as vendas no varejo alemão sofreram queda de 2,6% em setembro. Hoje também já foi divulgada a Taxa de Desemprego da Zona do Euro, que se manteve em 8,1% em setembro, conforme previa o mercado. Na China, às 23h, será divulgado o PMI Industrial.

Eventos:

— 10h00: Presidente Michel Temer tem reunião com Eduardo Guardia, ministro da Fazenda;
— 15h00: Temer tem reunião com deputado Rodrigo Maia;
— 16h00: Deputado Onyx Lorenzoni, provável ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro, deve se reunir com o atual ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha;
— Sem horário definido: STF julga incidência de IPI sobre a revenda de produto importado no mercado interno pelo importador;
— Sem horário definido: Senado pode votar regime de urgência para projeto da cessão onerosa;
— Sem horário definido: Previsão de votação da Lei de Telecomunicações na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.

Resultados Corporativos:

Santander Brasil, Arezzo, Eenergias do Brasil, Lojas Americanas, Engie, B2W, SulAmerica, Cia Hering, Copasa, Banco Inter e IRB Brasil.

31.10

 

    

COMPARTILHE

face link