Conforme Trump havia prometido, as restantes tarifas de 25% sobre US$ 16 bilhões em produtos importados da China, que fechariam o pacote de US$ 50 bilhões, entraram em vigor hoje. A china, por sua vez, retaliou na mesma proporção. A despeito da guerra comercial, as bolsas asiáticas fecharam no campo positivo, na expectativa da retomada do diálogo entre os dois países sobre suas relações comerciais. Por fim, as bolsas europeias operam sem tendência única.

Há pouco foi divulgada a Sondagem do Consumidor pela FGV, segundo a qual a mediana da inflação esperada pelos consumidores para os próximos 12 meses ficou em 5,7% em agosto, ante 5,4% em julho. O IBGE divulgou o IPCA-15 para o mês de agosto, que teve variação de 0,13% ante julho, abaixo da taxa do mês anterior (0,64%) -- no acumulado do ano, a variação foi de 3,14% e o acumulado dos últimos doze meses ficou em 4,30%. Lá fora, a Markit divulgou o PMI Composto preliminar do mês de agosto para a Área do Euro, ficou praticamente estável na margem (avançou 0,1 ponto), atingindo 54,4 pontos.

Eventos:
10h00: Presidente Michel Temer tem reunião com Esteves Colnago, ministro do Planejamento;
8h30: Atas da reunião de política monetária do Banco Central Europeu;
14h30: Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, participa de reunião da OCDE;
Sem horário divulgado: Primeiro dia do simpósio de política econômica do Federal Reserve em Jackson Hole, com a participação do presidente do Banco Central do Brasil, Ilan Goldfajn.

 

23.08

    

COMPARTILHE

face link