Na Ásia, os mercados fecharam em queda no dia de hoje, influenciada pelo fracasso nas negociações entre o Canadá e os Estados Unidos na sexta-feira, além das preocupações na escalada na guerra comercial entre Estados Unidos e China. O setor de automóveis da Europa registra os piores desempenhos logo após o início do pregão, em meio a novas tensões comerciais. Na semana passada, a União Europeia disse que responderia na mesma moeda se o presidente Donald Trump refutasse sua promessa de não impor tarifas aos carros europeus.

Na agenda doméstica, destaque para a divulgação do Índice PMI da Indústria de Transformação de agosto, às 10h. Na agenda internacional, a Markit divulgou o PMI da Indústria de Transformação da Área do Euro, que recuou 0,5 entre julho e agosto, atingindo 54,6 pontos – houve queda nos indicadores da Alemanha e da Itália, ao passo que na Grécia, Espanha e França houve aumento. No Reino Unido, o PMI Industrial também divulgado hoje teve recuo de 1 ponto, alcançando 52,8 pontos – o mercado esperava 53,9 pontos. Sem horário definido, também será divulgado o PMI Industrial da China. O dia não apresenta indicadores nos EUA devido ao feriado do Dia do Trabalho no país.

Eventos:

10h00: Sabatina UOL, Folha e SBT com o candidato à Presidência Ciro Gomes;
12h00: 1º dia do Congresso Brasileiro de Mercado de Capitais em São Paulo;
14h00: Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, dá palestra no Congresso da ANBIMA;
15h30: Discurso de Charles Evans, presidente do Federal Reserve de Chicago;
Horário não divulgado: Previsão de divulgação de pesquisa eleitoral da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte/Certus para a Presidência;
Horário não divulgado: Reunião da OPEP.

03.09

    

COMPARTILHE

face link