A Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE, apontou uma variação de -0,6% da produção industrial nacional em junho frente ao resultado de maio na série com ajuste sazonal. Na comparação mensal interanual, o resultado da indústria apresentou queda de -5,9% em relação junho de 2018 na série sem ajuste sazonal. Com o resultado, o acumulado nos últimos 12 meses foi de -0,8%, abaixo do resultado nos últimos doze meses imediatamente anteriores (0,0% em maio).

Dentre os 26 ramos industriais, 17 apresentaram queda na passagem de maio para junho, cabendo destaques a “produtos alimentícios” (-2,1%), “máquinas e equipamentos” (-6,5%) e “veículos automotores, reboques e carrocerias” (-1,7%). Quanto aos que apresentaram crescimento, o destaque vai para “indústrias extrativas” (1,4%), que, com o resultado, interrompeu uma queda de quatro meses seguidos na qual acumulou redução de -25,6%.