A Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta terça-feira pelo IBGE, apontou uma variação de 0,3% da produção industrial nacional em abril frente ao resultado de março na série com ajuste sazonal.  Na comparação mensal interanual, o resultado da indústria foi 3,9% abaixo do que o observado em abril de 2018 na série sem ajuste sazonal. Com o resultado, o acumulado nos últimos 12 meses foi de -1,1%, abaixo do resultado nos últimos doze meses imediatamente anteriores (-0,1%).

Dentre os 26 ramos industriais, 20 apresentaram expansão na passagem de março para abril. Os desempenhos de maior relevância foram: máquinas e equipamentos (8,3%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (7,1%). Em contrapartida, entre os 6 ramos que apresentaram recuo, o principal destaque veio das indústrias extrativistas (-9,7%) - reflexo da queda na produção de minérios de ferro - marcando o quarto recuo consecutivo nessa atividade.