Nesta quinta-feira, após um bom desempenho do pregão nos Estados Unidos ontem, a maioria dos principais indicadores na Ásia fecharam no campo positivo, como o Índice Nikkei, no japão, que avançou 1,82%. Exceção é feita ao Índice Shanghai, na China, que recuou 0,22%. Seguindo o desempenho das bolsas asiáticas e americanas, o mercado acionário europeu aponta tendência positiva. Após o foco nas eleições, hoje nos Estados Unidos os investidores atentam-se à decisão de Política Monetária do Banco Central do país – a despeito do mercado não esperar nenhuma mudança na política, os investidores estarão procurando pistas se haverá mais aperto na política monetária no mês que vem.

Há pouco a FGV divulgou o Indicador de Desemprego, que avançou 2,6 pontos em outubro ante setembro. Por sua vez, o IBGE divulgou o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, segundo a qual a safra de 2019 deve totalizar 226,7 milhões de toneladas, uma queda de 0,2% em relação à estimativa de 2018, o equivalente a 470 mil toneladas a menos. Em 2018, a safra deve totalizar 227,2 milhões de toneladas, resultado 5,6% menor que o de 2017. A Conab também divulgou o 2º Levantamento da Safra de Grãos 2018/2019, que mostrou que a produção brasileira de grãos na safra 2018/19, em fase de plantio, deve alcançar entre 233,68 milhões e 238,29 milhões de toneladas, o que corresponde a aumento de 2,5% a 4,5% em comparação com o período anterior 2017/18. Na agenda internacional, às 11h30 o Federal Reserve anunciará sua decisão de política monetária – o mercado espera manutenção da taxa de juros entre 2% e 2,25%. Sem horário definido, a USDA divulgará o Relatório Mensal da Produção Agrícola mundial de grãos nos Estados Unidos. Às 21h, o Banco Central do Peru também anunciará sua decisão de política monetária – o mercado espera manutenção da taxa de juros em 2,75%.

Eventos:

— Sem horário definido: Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, tem reuniões em Londres;
— Sem horário definido: Deputada federal Tereza Cristina, indicada ao Ministério da Agricultura por Bolsonaro, é recebida pela equipe de transição;
— 11h00: Presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, tem reunião com José Barroso, ministro do Superior Tribunal Militar;
— 12h30: Presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, fala em Dublin;
— 14h30: Equipe econômica do governo de transição tem reuniões sobre ajuste fiscal;
-- 15h30: Reunião Apimec com EDP Energias do Brasil em São Paulo.

Resultados Corporativos:

Azul, Banco do Brasil, BRF, Copel, Iochpe-Maxion, Cyrela, Tecnisa, Burger King, Aliansce, B3, Notre Dame Intermédica, CVC, Gafisa, Energisa, EZTec, Tenda, Direcional, Kroton, Equatorial, Rumo, Sabesp e Natura.

 

08.11

    

COMPARTILHE

face link